Como a previsão de demanda pode ajudar os distribuidores

A boa gestão da cadeia de abastecimento é uma questão muito importante para as distribuidoras e outros negócios que precisam atentar-se aos seus estoques.

Nesse sentido, a previsão de demanda é uma ferramenta muito importante para ajudar a lidar com o dia a dia de uma operação tão complexa como essa. Não somente, também ajuda a lidar com imprevistos antes que vire uma crise.

Curioso para compreender mais sobre essa ferramenta?

Neste texto falaremos sobre como a inteligência James Tip irá auxiliar o seu negócio a se tornar mais competitivo, com menos rupturas e maior lucratividade.

A chave para a previsão da demanda está nos dados da sua empresa

Certamente você já sabe que os dados representam o petróleo do século XXI, mas para tirar proveito das informações que esses dados podem prover, é necessário contar com algumas tecnologias.

Ferramentas de inteligência artificial e machine learning, como você encontra no James Tip, são ideais para isso.

Mas você deve estar se perguntando:

Como inteligência artificial e machine learning podem ajudar minha empresa?

Ambas as tecnologias representam um avanço em computação no qual as próprias máquinas aprendem com a realidade do seu negócio.

Por exemplo, através dos dados, uma ferramenta inteligente pode indicar qual o melhor momento para repor o estoque de determinado produto. Pode parecer uma tarefa simples quando se tem por perspectiva um único produto, mas imagina só 1000…

Dessa forma, elas compreendem os hábitos de consumo dos seus clientes e te ajudam a traçar estratégias cada vez mais lucrativas para fazer o controle de estoque.

Através desses insights é possível:

  • Acompanhar em tempo real o estoque;
  • Compreender quando se deve comprar para não haver ruptura;
  • Possibilita uma melhor organização financeira para não faltar nada;
  • Permite tomar decisões de maneira rápida, contando com dados em tempo real.

Essas são somente algumas das vantagens que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio. Além disso, uma das principais é a análise preditiva que só uma ferramenta que conta com tecnologia do século XXI pode realizar.

Como essas tecnologias realizam a análise preditiva

Os algoritmos de machine learning são desenhados para aprender com a realidade do seu negócio. Te ajudando a responder questões como:

  • Quando repor o estoque do produto;
  • Quanto comprar de cada produto;
  • Qual produto não vale a pena investir; etc.

Assim, com o tempo e análise do próprio comportamento dos seus clientes, é possível construir gráficos preditivos que representam de forma bastante fiel o futuro da sua empresa.

Claro, imprevistos sempre acontecem, afinal de contas, o mercado é fluido, mas essas ferramentas também te ajudam a notar mudanças nas tendências. Por exemplo:

  • Determinado produto não está vendendo tanto quando o previsto, é importante adiar a data de reabastecimento;
  • Um produto fez mais sucesso que o imaginado, é possível adiantar a reposição de estoque para não perder vendas importantes.

Como o James Tip te ajuda com previsão de demanda

O James Tip foi desenvolvido por um time de engenheiros, economistas, compradores, publicitários e especialistas em TI para garantir o melhor modelo de previsão de demanda possível.

Assim, você pode dar adeus à problemática de perder vendas ou ter um estoque sobrando.

Portanto, não perca tempo e fale conosco agora para descobrir mais sobre como podemos transformar a sua empresa em um negócio inteligente.

Saiba mais:

● Como a distribuição pode melhorar seus resultados com previsão de demanda

● Você não está sozinho em sua empresa, pode contar com a tecnologia

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?