Estoque de segurança: Qual é a importância de ter um?

Já imaginou ficar perdendo vendas porque não tem os produtos certos no estoque? É nesse cenário que o estoque de segurança é tão importante.

Empreendedor nenhum gosta de vivenciar a ruptura, pois além de perder a venda, em alguns casos, também se perde o cliente que não confia mais na loja. Nem precisamos falar do tamanho desse problema, não é?

Por isso, uma boa gestão de estoque é fundamental para qualquer negócio.

Neste texto você entenderá um pouco mais sobre o que é o estoque de segurança e como ele ajuda o seu negócio a não passar por essa situação.

O que é o estoque de segurança?

O estoque de segurança é um volume de produtos ou insumos adquiridos para diminuir o risco de ruptura no processo de vendas pela falta dos mesmos.

Através dele é possível se preparar para momentos inesperados como meses com demanda maior que o esperado, imprevistos com fornecedores que não entregaram como planejado, dentre outras questões.

O que acontece se a empresa não possuir um estoque de segurança

A consequência imediata de não ter um estoque de segurança e o produto acabar é a ruptura, ou seja, a perda das vendas até que o fornecedor realize uma nova entrega.

Isso pode fazer com que diversos clientes desistam de comprar em sua loja e procurem a concorrência. 

Mas não se engane, o excesso de estoque também representa um grande problema logístico e financeiro, já que mercadoria parada representa dinheiro parado.

Como calcular o estoque de segurança

Para calcular o estoque de segurança com precisão é preciso ter um histórico de vendas detalhado, possibilitando a predição de vendas realizada por uma plataforma intuitiva e fácil como o James Tip.

Com isso em mente, é necessário decidir quantos dias de segurança são necessários. Para ajudar a tomar essa decisão, é importante levar em consideração os prazos de entrega de fornecedores e fatores como custo de manutenção do estoque.

Entendendo a dinâmica do estoque

Para compreender melhor a dinâmica do estoque, é interessante se aprofundar em alguns conceitos:

  • Estoque pedido ou ponto de pedido: nível de estoque no qual um pedido de reposição precisa ser feito;
  • Estoque máximo: volume máximo de produtos que se deve armazenar em estoque;
  • Lead Time: tempo de entrega, desde o pedido até o reabastecimento do estoque;
  • Ciclo de compra: tempo entre cada pedido realizado de determinado produto para o fornecedor. Vai determinar a cobertura de estoque desejada.

Com esses conceitos em mente, chegamos no gráfico dente de serra. Ele mostra a evolução do estoque ao longo do tempo.

estoque de segurança, curva dente de serra

Nele podemos ver o ponto de abastecimento ideal indicado pelo Ponto de Pedido, que é definido pelo Lead Time, o tempo que o fornecedor leva até realizar o reabastecimento do estoque.

Já o ciclo de compras representa a venda esperada para o período determinado para aquele estoque.

Assim, é possível acompanhar de perto e tomar decisões estratégicas sobre o abastecimento do estoque. Nesse cenário, o estoque de segurança serve como uma salvaguarda que garante que as operações não parem!

Nossa plataforma possui um design intuitivo com gráficos mais fáceis e descomplicados para que em poucos segundos você consiga analisar a situação do estoque e saiba qual é o melhor momento para fazer o pedido para os seus fornecedores. 

Quer descobrir como o James Tip funciona? Então entre em contato conosco e iremos te ajudar nessa missão!

Saiba mais sobre o James Tip neste artigo relacionado:

● Como a previsão de demanda pode ajudar os distribuidores

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?