Qual a importância da Matriz BCG para o meu negócio?

A princípio, o mercado é competitivo, isso já está claro, contudo, há uma forma de ter informações mais claras sobre o seu mix de produtos: a matriz BCG.

Nesse texto, descubra como essa ferramenta te ajuda a analisar o desempenho dos seus produtos para tomar decisões estratégicas.

A história da Matriz BCG

A matriz BCG é uma ferramenta aplicada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços e seu potencial futuro no mercado.

É uma ótima aliada para economizar capital investido na empresa

Por conta dessa necessidade, um cálculo foi criado criado em 1970 pela empresa americana Boston Consulting Group com o objetivo de identificar aqueles produtos que estão sendo ou não lucrativos,

A partir disso, com o resultado em mãos era usado para então tomar decisões embasadas em indicadores reais. 

Com esse cálculo, é possível direcionar os recursos do negócio para onde realmente gera resultado.

Desde já, deixamos o aviso: número de vendas não é o mesmo que bons resultados. Este produto pode necessitar de grande investimento da empresa, podendo até dar prejuízo.

Como funciona a Matriz BCG?

A matriz BCG é baseada em um quadro dividido em quatro blocos, sendo que o eixo horizontal a participação relativa do mercado e o vertical o crescimento do mercado, como você pode ver na imagem abaixo.

como funciona a matriz bcg

Entenda agora o que significa cada um desses blocos e como eles geram inteligência para tomada de decisão:

  • Produtos Estrela

Nessa categoria se enquadram os produtos e serviços que tem crescimento e participação de mercado e altos.

Essa categoria se apresenta com uma ótima rentabilidade, contudo, também precisam de um alto investimento. Apesar disso, eles são uma boa forma de se estabelecer como referência no mercado.

Produtos estrelas, quando consolidados no mercado, tendem a virar vacas leiteiras e posteriormente abacaxi. Entenda o que isso significa a seguir.

  • Vacas leiteiras

As vacas leiteiras são produtos que geram grande lucro sem precisar de grandes investimentos, seja em marketing ou no time de vendas.

Nesse caso, a própria reputação do produto é uma motivação para a compra, ou seja, é um mercado consolidado. 

Normalmente, esses produtos servem como fonte de investimento em outros produtos.

  • Ponto de interrogação

Esses produtos representam apostas realizadas pela empresa, costumam ser recém-lançados no mercado e ainda não se entende como será a resposta dos consumidores.

  • Abacaxis

São os produtos que não geram muito lucro e é necessário realizar uma análise mais cuidadosa para ver se vale a pena continuar o investimento nesses produtos.

A Curva ABC também é uma ferramenta interessante para classificar os itens do seu estoque. Saiba mais sobre ela clicando aqui. 

James Tip: uma forma mais simples de classificar os seus produtos

Utilizar uma ferramenta de gestão como a matriz BCG ou mesmo a curva ABC é importante para criar inteligência e tomar decisões.

E se te dissermos que existe uma forma mais simples de fazer isso utilizando uma plataforma altamente tecnológica? 

É aqui que entra o James Tip. Ele utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning para analisar todo o histórico de vendas da sua empresa e classificar os seus produtos entre 5 tipos:

Bomba: Aqueles que dão prejuízo;

Ostra: São rentáveis, porém com pouca procura;

Abacaxi: Produtos de pouca procura e baixa rentabilidade;

Imã: São aqueles produtos que possuem alta procura, mas baixa rentabilidade;

Cavalo: Aqueles que têm venda regular;

Estrela: Os mais lucrativos e que atraem clientes.

Desenvolvemos a nossa classificação exclusiva misturando os conceitos de Curva ABC e Matriz BCG. Com isso, fica muito mais simples tomar decisões a respeito do seu estoque, não é mesmo?

Entre em contato agora com o time do James Tip e descubra como nossa plataforma de predição de vendas pode ajudar o seu negócio a melhorar os resultados.

Saiba mais sobre o James Tip neste artigo relacionado:

● Você sabe o que é a Curva ABC?

Siga nossas redes sociais: InstagramLinkedin e Facebook.

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?