Cadeia de fornecimento grande: Como lidar com as rupturas?

O que fazer quando tem uma cadeia de fornecimento grande? A ruptura de estoque é algo bastante sério em uma organização por dois motivos: revela uma falha de gestão do estoque e também representa perda financeira para a empresa.

Sendo assim, é importante ter uma cobertura de estoque adequada, não só para garantir que todos os produtos estejam disponíveis, mas também para que o seu cliente esteja sempre feliz com o serviço prestado.

Mas como evitar que isso aconteça?

Neste texto, você compreenderá a importância de lidar com as rupturas e como o James Tip te ajuda a evitar que elas ocorram.

rupturas, james tip

A ruptura aconteceu, e agora?

A ruptura é uma evidência de falta de organização, sendo assim, quando ela acontece, é hora de fazer uma auditoria para compreender qual processo está funcionando incorretamente.

Existem ainda os casos em que isso sequer é culpa da empresa, uma vez que a pandemia causou um impacto grande na cadeia de suprimentos, e os fornecedores enfrentam problemas para realizar seu próprio ressuprimento.

Para resolver o problema das rupturas, a primeira atitude é compreender o porquê a empresa não tinha o produto ou insumo que precisava quando foi necessário.

  1. Organização

Para que haja o fornecimento correto de produtos, a primeira coisa a se fazer é se organizar.

Essa é uma das tarefas mais complexas, afinal de contas, as vendas acontecem depois da produção ou da compra do estoque.

Então, como se programar? A resposta é simples: prevendo o futuro.

Brincadeiras à parte, utilizar ferramentas que contam com tecnologias inovadoras como inteligência artificial e machine learning é algo que já está presente em diversos segmentos.

O James Tip é uma plataforma inteligente que ajuda o seu negócio a se programar para o futuro com análises preditivas confiáveis!

  1. Desenvolva um bom relacionamento com seus fornecedores

Um bom relacionamento empresarial com seus fornecedores também é fundamental para receber os produtos ou insumos que o seu negócio precisa.

Sendo assim, antes mesmo de acontecer uma ruptura, garanta que seus fornecedores são aliados da sua empresa!

Além disso, é possível pensar em responsabilizações e/ou bonificações descritas em contrato para caso alguma das partes o descumpra. Então, estimule compromisso com prazos, essa é uma ótima forma de lidar com vários fornecedores.

Predição de vendas e gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é algo complicado, especialmente quando se tem dezenas (ou centenas) deles.

E para te ajudar a gerir o seu estoque de maneira eficiente nesse cenário, existe o James Tip.

Através das predições de venda alinhadas a boa gestão de estoque, é possível compreender os padrões de vendas de cada produto ou insumo que a sua empresa vende.

Assim, definir datas de reabastecimento de estoque e até mesmo definir os estoques mínimo e máximo fica muito mais simples e dinâmico!

Isso é particularmente difícil quando se tem muitos fornecedores, mas com uma análise preditiva e confiável de vendas, evitar a ruptura nunca foi tão simples.

Não somente, por se tratar de uma plataforma, ela está sempre processando os dados de vendas e estoques mais atualizados da sua empresa, garantindo que as predições estejam bem alinhadas com a realidade do seu negócio, algo que levaria dezenas de horas de trabalho humano.

Quer saber como evitar a ruptura no seu negócio e lidar melhor com os seus vários fornecedores?

Entre em contato agora com a equipe do James Tip e descubra como a nossa plataforma pode mudar a forma que você lida com seu estoque.

Saiba mais sobre o James Tip nestes artigos relacionados:

● Você sabe o que é a Curva ABC?

● James Tip Responde: O que é Matriz BCG?

Siga nossas redes sociais: InstagramLinkedin e Facebook.

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?