James Tip

Aproveite as datas comemorativas para vender mais, com inteligência de mercado e gestão de estoque sazonal

Aproveite as datas comemorativas para vender mais, com inteligência de mercado e gestão de estoque sazonal

gestao-de-estoque-sazonaL
Fonte: Pixabay

Quando o comportamento do consumidor muda, uma das consequências é a flutuação das vendas. Entre outras razões, as flutuações se dão por causa de datas comemorativas, que demandam mais de certos produtos. Para manter o ritmo da cadeia de suprimentos e atender às necessidades do consumidor, a gestão de estoque sazonal é uma prática que deve ser considerada.

Em geral, o mantimento do estoque em níveis adequados exige conhecer o histórico de vendas do período, o contexto do mercado, as promoções e ter bom relacionamento com fornecedores. Simplesmente encher o estoque, sem dados sustentam as decisões, pode ser um tiro no pé.

Para manter o seu estoque em equilíbrio através da gestão de estoque em datas sazonais, convidamos você para conferir este material completo!

O que é um estoque sazonal?

O estoque sazonal – ou estoque de antecipação – é um conceito criado aos produtos necessários para uma demanda fora do padrão. Por exemplo, vamos imaginar que a média de vendas do produto X é de 20 e que, em determinado momento ao longo de um ano, houve variação para 40. Dessa forma, o estoque sazonal é o responsável por atender essa demanda fora do padrão.

Sabemos bem que as vendas variam diária, semanal e anualmente. No entanto, quando falamos em sazonalidade, estamos falando de um aspecto mais amplo que diz respeito a certas épocas (verão, inverno, feriado, férias, festividades etc.).

Podemos citar as vendas no varejo. No final do ano, as lojas precisam adequar seus estoques às demandas da época – presentes e lembranças, principalmente. É essencial que os estoques estejam mais cheios nesse período, acompanhando essas variações da balança do consumo.

A importância do estoque sazonal para uma empresa está em 1) faturamento e 2) satisfação dos clientes. Se a empresa do exemplo anterior não tivesse o produto X, perderia vendas e o faturamento seria menor. Porém, com a demanda adequada, o faturamento aumenta e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Como fazer a gestão de estoque sazonal?

Já chegamos no segundo semestre de 2022 e várias oportunidades se aproximam: Black Friday e Copa do Mundo são dois exemplos. Em uma pesquisa da Globo, 56% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar itens por conta da Copa (acessórios, roupas, eletrônicos ou mercado) e, entre eles, 72% também afirmou ter interesse em comprar na Black Friday.

Para você planejar e fazer a gestão de estoque sazonal nessas datas específicas, reunimos sugestões para você não errar e conseguir, de fato, impulsionar as suas vendas e aumentar a receita. Confira!

  • Considere seu histórico
  • Observe o mercado
  • Agilize suas negociações
  • Trabalhe com cálculos concretos

Considere o seu histórico

Ao considerar o histórico ao fazer a gestão de estoque sazonal, você considera o que foi vendido no ano anterior e compreende os níveis de demanda. Apesar de ocorrer mudanças nos hábitos de consumo, a análise de saída dos produtos poderá te ajudar a saber quais são os itens mais buscados pelos clientes.

Por isso, seu time precisa estudar as operações anteriores, avaliar as variáveis e tirar alguns aprendizados para a próxima estratégia. Vale muito a pena colocar seus esforços nessa tarefa, viu?

Além disso, é válido dar importância ao giro de estoque em um período, prazos de entrega de seus fornecedores, fluxo de pagamentos, entre outros, para que tudo favoreça as metas estabelecidas.

Observe o mercado

Mantenha os olhos atentos ao mercado. Ao fazer gestão de estoque em datas sazonais para a indústria e varejo, além de considerar os dados produzidos pela sua própria empresa, é essencial estar em alerta com o presente, compreendendo como certas situações atuais podem interferir no seu volume de vendas.

Dessa forma, busque entender suas tendências, expectativas, dados sobre o consumo e, até mesmo, as estratégias e novos investimentos da concorrência.

Por fim, considere também certas oscilações, que acontecem em razão da alta nas taxas de juros, preço do combustível e preço do dólar, que podem trazer impactos diretos ou indiretos nas vendas.

Agilize suas negociações

Não dá para deixar seus contatos com os fornecedores para em cima da hora. Principalmente em se tratando de vendas sazonais, certos produtos com grande demanda tornam a negociação mais difícil, o que exige que você faça essas tratativas com antecedência.

As vantagens na sua gestão de estoque sazonal são várias: obter melhores condições, boas quantidades para atender a demanda, entrega barateada e com agilidade, além de formas de pagamento mais vantajosas. Para que isso seja possível, é essencial sempre manter bom relacionamento com os fornecedores.

Trabalhe com cálculos concretos

A ideia de acreditar que você sabe tudo sobre o comportamento de seus consumidores é atraente, mas entenda que achismos não te levam longe. Vivemos em um mundo em que os dados são cada vez mais valorizados na tomada de decisão – e isso não deve ser diferente na indústria e no varejo.

Ao operar com cálculos, você garante melhores resultados, previne as rupturas e evita os excessos em seu estoque, alcançando o potencial máximo de lucros. Trata-se de entender exatamente o que deve entrar e o que deve sair, mantendo o estoque enxuto e, ao mesmo tempo, alinhado à demanda.

O mercado já oferece soluções completas para o assunto, garantindo excelente resultado na gestão de estoque sazonais. A tecnologia é ótima aliada nesse sentido e oferece a previsão de demanda, reduzindo rupturas e aumentando o faturamento.

Bônus: planeje suas ações promocionais e maximize seus resultados

A gestão de estoques sazonais é importante, mas ela trará ainda mais impactos nos resultados quando aliada a uma boa estratégia de marketing e de vendas.

Então, sabendo que ninguém entende melhor o próprio negócio do que você, avalie as tendências de consumo no período e identifique a melhor oportunidade para atender a esse anseio do público. Pensando nisso, aí vão duas importantes dicas:

Crie campanhas atrativas

Como você sabe, as possibilidades de mídias são muitas. Você pode usar e-mail marketing, WhatsApp, SMS, redes sociais, entre outros canais. Nós sugerimos que você faça uma pesquisa para saber em qual canal o seu público está ou por qual ele tem preferência.

Esteja em alguma delas e, sabendo o que esse público espera, planeje campanhas irresistíveis que farão ele entender logo que você é a melhor opção para atender suas necessidades.

Ofereça descontos progressivos

Sabe aqueles descontos de “leve 3 e pague 2”, “leve 1 e ganhe 50% de desconto na segunda unidade”, entre outros? É uma forma de incentivar o consumidor a comprar mais itens e, assim, acelerar o giro de estoque. Além disso, trata-se ainda de uma oportunidade de você incentivar o cross-selling (venda cruzada), para complementar a compra com itens de categorias diferentes.

Como a inteligência de mercado facilita a gestão de estoque sazonal?

O James Tip nasceu do desejo de levar tecnologia para o varejo, distribuidores e indústria, permitindo processos otimizados e uma plataforma que evita as perdas. Com ajuda da análise preditiva e probabilística, nossos algoritmos de inteligência artificial e machine learning entendem as regras do seu negócio e fazem você reduzir os custos e faturar mais.

Veja como a inteligência de mercado te ajuda na gestão de estoque sazonal:

Análise de SKUs

A análise de SKUs vai além das categorias e famílias de produtos. Identificamos a quantidade de itens que será vendida de cada SKU para evitar as rupturas, considerando ainda cada PDV de vendas, isto é, loja a loja.

Um dado muito interessante nos mostrou que é possível haver uma diferença de vendas de até 18% entre lojas de uma mesma marca, que estejam localizadas em uma distância de 3 quilômetros. Na gestão de estoque sazonal, a identificação dessa diferença impacta a quantidade de itens do mix de produtos que cada uma deverá focar.

Previsão de semana a semana

Descobrimos o que será vendido de SKU em cada loja. Então, vamos supor que você seja um varejista do setor de vestuário. Nosso trabalho é identificar o que será vendido em cada um de seus pontos de venda (PDV) e em quais quantidades, na semana seguinte.

Essa previsão te dá a possibilidade de se planejar com uma semana de antecipação, sem chances de perder vendas por falta de mercadorias – seja no verão ou no inverno!

Previsão especial

A previsão especial serve principalmente para o varejo, em datas como Black Friday, Natal e Ano Novo. A análise de dados permite o processo de compra mais confiável e ágil, permitindo uma gestão de estoques sazonais mais eficiente.

E então, o que acha de nos contar um pouco sobre o seu negócio para te apresentarmos a solução ideal? Fale com um especialista do James Tip hoje mesmo e nos dê a oportunidade de te entregar resultados reais nas próximas datas festivas!

Aproveite as datas comemorativas para vender mais, com inteligência de mercado e gestão de estoque sazonal

Quando o comportamento do consumidor muda, uma das consequências é a flutuação das vendas. Entre outras razões, as flutuações se dão por causa de datas comemorativas, que demandam mais de certos produtos. Para manter o ritmo da cadeia de suprimentos e atender às necessidades do consumidor, a gestão de estoque sazonal é uma prática que deve ser considerada.

Leia Mais »