Saiba o que é o sistema ERP para controle de estoque, como funciona e como uni-lo à inteligência de mercado
Nos varejos e indústrias de grande porte, sistemas de gestão tecnológicos, como o sistema ERP para controle de estoque, já foram adotados como parte da rotina. Esse sistema interligado, que conta com organização e segurança, é uma excelente ferramenta para promover o crescimento de empresas.
Aliás, vale mencionar um interessante relatório do IDC Manufacturing, A pesquisa realizada com 460 empresas de 13 países, com mais de 5 mil colaboradores, indicou que 75% delas consideram o ERP uma plataforma vital para garantir a boa experiência do consumidor e para a conexão do front e back office da empresa.
Mas, afinal de contas, como funciona na prática o sistema ERP para controle de estoque? Esse é o assunto que vamos discutir hoje, mas, antes disso, é importante contextualizar você sobre a ferramenta ERP em geral. Confira!
O que é o sistema ERP?
O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um conjunto de softwares – ou um único software – vinculados a vários aplicativos que funcionam para automatizar a gestão empresarial. Ele dá suporte às ações elementares até àquelas que exigem níveis mais estratégicos, passando pelos setores mais importantes de uma companhia.
Os softwares de ERP possuem módulos, que podem ser separados em duas visões diferentes: departamental e por segmento. A visão departamental, como o nome sugere, corresponde aos departamentos que compõem uma empresa. Dessa forma, contempla setores como de compras, vendas, financeiro, contabilidade, gestão de pessoas, produção e estoque.
Já a visão por segmento trata da criação de módulos que correspondem às especificidades de cada ramo de atuação. Por exemplo, uma empresa varejista que atua no setor de vestuário demanda necessidades diferentes de uma indústria do setor automobilístico, não é?
Além dessas duas visões, existe ainda outra distinção entre os módulos de ERP: os diferentes tipos existentes entre eles. Confira:
- Módulos estratégicos: Os módulos estratégicos são voltados para a inteligência do negócio e atuam com gestão de indicadores, gestão da cadeia de suprimentos, entre outros.
- Módulos táticos: Os módulos táticos se referem aos ramos específicos do mercado. Dois exemplos são a gestão educacional e gestão de acervos.
- Módulos operacionais: Refere-se às atividades do dia a dia, como armazenagem e distribuição, planejamento, contratos e informações fiscais, por exemplo.
- Módulos de faturamento: Os módulos de faturamento servem para atender às regras fiscais de faturamento, contando com integração direta com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Como funciona o sistema ERP para controle de estoque?
Agora que você entendeu como funciona o ERP em geral, vamos focar no sistema ERP para controle de estoque.
O sistema de ERP realiza o controle de estoque na medida em que as mercadorias são vendidas e entregues. Desse modo, a própria plataforma informa aos compradores, de forma instantânea e com acesso imediato, a respeito de quais itens deverão ser comprados e para quais lojas. Tudo isso se dá de acordo com os parâmetros que foram estabelecidos quando o software foi implantado.
Basicamente, o ERP faz as contas para você e indica qual é o momento para comprar esses itens indicados, gerando relatórios com milhares desses itens. Sua vantagem é dispensar a necessidade de se preocupar com itens específicos.
Além disso, o sistema ERP para controle de estoque considera, inclusive, o tempo de processamento para entrega por parte do fornecedor. Depois de comprar, as emissões dos documentos de vendas são importadas pela empresa sem processos manuais. As conferências, questões financeiras e atualização sobre o estoque para vendedores e clientes são todas atualizadas pelo software.
Exemplo de sistema ERP para controlar o estoque
Para ilustrar melhor, vamos trazer um exemplo do varejo.
Imagine uma rede do setor de vestuário que possui dez lojas e atua com milhares de itens (se aproximando de quase vinte mil). Como seria possível essa rede saber quando deverá comprar determinado item e o número ideal dessa compra, para não montar um estoque excessivo que irá gerar muito custo?
Nesse sentido, com o ERP para controle de estoque, fica mais viável para ela alavancar resultados e buscar crescimento, de forma planejada e segura, evitando-se caminhos equivocados que podem comprometer a operação.
Essa rede varejista conseguiria, através dessa ferramenta gestão de estoque, ter mais controle e evitar as falhas humanas no processo, centralizando seus dados em apenas um único software,
Quais as vantagens de implementar um sistema ERP para controlar seu estoque?
O sistema ERP para controle de estoque possui várias vantagens – e algumas delas já foram elencadas neste conteúdo. Para que os benefícios fiquem mais claros, organizamos os principais deles a seguir. Continue acompanhando!
Aperfeiçoamento da compra e venda
Você pode configurar seus parâmetros para que as compras sejam organizadas pelo sistema ERP de controle de estoque. Assim, ele te oferece alertas para a reposição do estoque de produtos ou de insumos, evitando rupturas. Nesse ponto, quem obtém grande vantagem é o consumidor final, que tem sua demanda plenamente atendida no momento de necessidade.
Relação com fornecedores mais saudável
Já pensou em catalogar seus fornecedores e conseguir comparar orçamentos de forma mais fácil? Esta é uma opção oferecida por algumas soluções de sistema ERP para controle de estoque. O principal benefício é tornar seu produto mais competitivo no mercado, gerando margens de lucro maiores.
Com tudo isso em mãos, você aumenta também o seu poder de barganha para negociar bons preços e melhores prazos com ele.
Atuação com multiempresas
Alguns ERP permitem que você trabalhe com multiempresas (CNPJ) sem que perca o controle fiscal.
Processos flexíveis
Você personaliza os processos e deixa a plataforma “com a cara” da sua empresa, de modo que ele atenda às demandas e necessidades específicas dela.
Organização física do estoque
Reduzindo-se as rupturas e os excessos em seu estoque, o sistema ERP vai te ajudar a manter um espaço físico mais enxuto, contando com produtos e insumos que servirão apenas para atender às demandas da cadeia de suprimentos.
Gestão fácil, de qualquer lugar
A tecnologia de um ERP permite, literalmente, que você mantenha a gestão na palma da mão. Através de APPs nativos, você consegue acessar as informações mais importantes de qualquer canto do mundo.
Como a inteligência de mercado pode maximizar a previsão de demanda?
Se uma indústria ou varejo já tem o sistema ERP, será que ela precisa de uma solução para previsão de demanda? A resposta é sim! O James Tip é uma solução para controle de estoque que, através do machine learning e inteligência artificial, consome os dados armazenados pelo ERP de uma empresa.
Algumas soluções de ERP até oferecem sozinhas sugestões de compras com certo grau de previsibilidade, mas com base em períodos curtos e recentes. Por isso, se você precisa entender quais itens e quantidades deverá comprar em ciclos sazonais, aposte em uma tecnologia que realmente aprenda sobre os seus negócios.
O ideal é que ambos trabalhem em conjunto. Atuando integrado ao sistema ERP, o James Tip permite que os algoritmos façam suas leituras e, assim, os cálculos são realizados.
Quem pode se beneficiar com a plataforma de previsão de vendas do James Tip?
Desde compradores a gestores de estoque, a nossa plataforma de previsão de demanda foi desenvolvida para todas as áreas que se ligam ao fluxo de estoque e precisam se preocupar com o abastecimento de mercadorias.
A previsão de demanda se baseia nos dados históricos da sua companhia, apoiando-se nas ações executadas anteriormente.
Que tal bater um papo com um especialista do James Tip hoje e entender melhor como a nossa tecnologia pode te ajudar a alavancar seu faturamento? Fale conosco sem compromisso!