Empresas com CEOs que tomam decisões baseadas em dados têm 77% mais chances de sucesso, uma vez que têm mais probabilidade de atingir suas metas. Isso foi o que observou uma pesquisa estatística de Business Intelligence divulgada pela empresa norte-americana Deloitte.
Ninguém pode negar que o século 21 é a era da tecnologia. Nesse sentido, independentemente do setor em que você atua, as atuais inovações tecnológicas produzem uma enorme quantidade de informações a cada segundo – e elas podem ajudar a tornar as tomadas de decisão mais rápidas e racionais.
O verdadeiro poder não está nos dados em si, mas na transformação deles em informações úteis e valiosas. Assim, o Business Intelligence é um sistema capaz de participar dos processos de coleta, organização, análise e monitoramento de grandes fluxos de dados, ajudando a potencializar a estratégia do negócio.
Reunimos neste conteúdo as principais informações sobre o sistema de Business Intelligence. Além disso, você vai entender como a Inteligência Artificial atua em conjunto com o BI e se ambos são necessários ao mesmo tempo para o sucesso da empresa. Confira!
O que é um sistema de Business Intelligence?
O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Mercado, se refere a um conjunto de práticas que envolvem a coleta das informações de uma empresa, organização e geração de análises e relatórios. Essas práticas auxiliam a gestão dos negócios a partir de insights inteligentes que amparam a tomada de decisão.
Empresas e organizações em geral precisam responder perguntas e cumprir metas. Assim, a análise de dados determina o que precisa ser feito para atingir essas metas – além de oferecer subsídios para o acompanhamento do desempenho.
Trazendo um exemplo do varejo, vamos supor que um gestor precisa descobrir o volume de vendas da filial do Rio de Janeiro na última semana. Através da plataforma de Business Intelligence, ele é capaz de fazer essa análise filtrando os dados no sistema, considerando produto e vendedor e, assim, tirando suas próprias conclusões.
Podemos notar que as categorias de pesquisa no BI são determinadas pelo usuário, que deve se basear nos resultados para tomar sua decisão. Em geral, as variáveis de pesquisa se limitam a um número de 4 a 6, de forma simultânea.
Como o BI funciona?
O funcionamento da plataforma de Business Intelligence depende tradicionalmente de data warehouses – um repositório central de informações.
O data warehouse agrega dados de várias fontes em um sistema central, oferecendo suporte para a análise de relatórios. Ao realizar a consulta, o software converte os dados para o usuário no formato de mapas e gráficos, por exemplo.
Além disso, os data warehouses podem incluir um mecanismo que suporta as consultas multidimensionais. Ainda no exemplo do varejo, você pode desejar comparar o desempenho em vendas na região Sul com a região Norte. O resultado são cálculos analíticos mais complexos e análises preditivas do negócio.
Em geral, o processo do Business Intelligence pode ser resumido assim:
- Coleta de dados e organização por meio de relatórios;
- Transformação dos dados em informações relevantes, através de análise;
- Tomada de decisão prática, visando cumprir um objetivo estratégico.
Objetivos do Business Intelligence
Além da coleta, relatórios e análise de dados em si, o BI permite que as empresas melhorem a consistência da coleta desses dados e a sua qualidade. Porém, ele não tem o objetivo de projetar ideias claras de como devem ser usados, isto é, ele não diz para o gestor como as coisas deverão ser feitas.
Empresas como a Microsoft, por exemplo, desenvolveram ferramentas de BI para diversos setores do negócio, como RH, vendas e marketing. A ferramenta monitora o que a empresa faz, desenvolve relatórios de desempenho e permite facilitar tomadas de decisão que, tradicionalmente, seriam muito mais difíceis.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é a inteligência demonstrada por máquinas no agrupamento e cruzamento de centenas ou milhares de informações variáveis, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros. Esta tecnologia visa simular a capacidade humana de extrair conhecimento de forma automatizada.
Embora ainda seja muito ligada à ideia de automação mecânica, a Inteligência Artificial engloba processos cognitivos, isto é, o “aprender por si mesmo”. Com essa capacidade de ampliar os conhecimentos, a IA, ligada à robótica e ao Machine Learning, possibilita a previsão de demanda e a previsão de vendas.
Como a Inteligência Artificial funciona?
O nosso gestor do exemplo anterior seria capaz de descobrir, através da IA (de forma automática) que a previsão de demanda da filial do Rio de Janeiro para o próximo mês está 15% superior à média histórica.
Perceba que, enquanto o Business Intelligence está mais ligado à análises e conclusões a respeito do que aconteceu no passado, a Inteligência Artificial aplica um algoritmo – através de muitas variáveis – que estima uma previsão futura.
Objetivos da Inteligência Artificial
Os profissionais de tecnologia que operam programas de IA buscam respostas para as seguintes perguntas: as máquinas podem aprender e se adaptar? Elas podem desenvolver uma intuição confiável para auxiliar nos negócios?
Nesse sentido, a Inteligência Artificial tem o objetivo de gerar maior eficiência e lucros para uma empresa na medida em que aprende a agir de forma autônoma e aprende a tomar decisões racionais.
Já tenho um sistema de Business Intelligence. A Inteligência Artificial é necessária?
BI e IA são distintos, mas também complementares. Se você já trabalha com o processo de Business Intelligence no seu negócio, saiba que ele pode ser perfeitamente combinado com a Inteligência Artificial.
O Business Intelligence ajuda as empresas a organizarem uma enorme quantidade de dados coletados e se refere à tomada de decisão de negócios. No entanto, nem sempre é suficiente ter os relatórios organizados nos painéis de visualização – com toda a tomada de decisão ficando por conta de humanos.
Assim, com autonomia, a Inteligência Artificial pode, por exemplo, esclarecer a importância de cada ponto de dados e ajudar os humanos a entender como esses dados se traduzem em decisões de negócios reais. Nesse sentido, a adoção da confluência de BI e IA pode ajudar a sintetizar as informações em planos de ação mais coerentes, produzindo insights claros e úteis.
Como deu para perceber, as possibilidades de combinar o sistema de Business Intelligence com a IA são muitas. Elas tornam possível a compreensão preditiva dos consumidores do negócio, facilitando as ações de marketing digital e de vendas, por exemplo. A seguir, vamos entender como a IA e BI afetam os negócios.
Como a Inteligência Artificial e o Business Intelligence afetam o mundo dos negócios?
Imagine que uma empresa está buscando ampliar e potencializar suas vendas por meio do comércio online. O BI possui papel fundamental na medida em que a análise de dados fornece preciosos insights para o time de marketing digital mensurar os resultados anteriores e elaborar melhores ações aos consumidores.
Enquanto isso, por meio do Machine Learning, a Inteligência Artificial permite precisão na previsão de demanda, que torna a experiência dos consumidores ainda melhor, sem ruptura de produtos. Além disso, a combinação de BI e IA no e-commerce identifica os produtos capazes de melhor agradar certos perfis de clientes, agregando ações de vendas de itens complementares.
Fato é que, atualmente, uma série de empresas de tecnologia bem estabelecidas já buscam capitalizar com essa abordagem. No dinâmico setor de varejo de hoje, por exemplo, a Inteligência Artificial se une ao BI para constituir uma aliança de experiências orientadas por dados e pelas expectativas elevadas do consumidor.
O desafio tem sido entregar uma experiência de compra personalizada em escala, que seja realmente relevante e valiosa. Nós trouxemos alguns exemplos de como a Inteligência Artificial está remodelando esse setor.
Previsão de Demanda
A partir de insights de dados do mercado, dos consumidores e da concorrência, a Inteligência Artificial prevê mudanças no setor e permite mudanças proativas nas estratégias de negócios de uma empresa.
Leia também: Previsão de Vendas Sazonais para Black Friday e Outras Datas.
Gestão de Estoque
As ferramentas de Inteligência Artificial preveem mudanças que afetam o planejamento da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que fornecem subsídios para o gestor fazer o melhor gerenciamento e controle do estoque da empresa.
Otimização operacional
Com o suporte de IA, os esquemas de estoque, equipe, distribuição e entrega do varejista cria cadeias de fornecimento e atendimento mais eficientes – atendendo também às expectativas do cliente por agilidade e qualidade,
A Inteligência Artificial como propulsora de lucros na indústria e no varejo
Uma pesquisa encomendada pela IBM revelou que, no Brasil, 41% das empresas indicaram ter implementado a tecnologia de Inteligência Artificial. Já uma pesquisa internacional mostra que, especificamente no varejo, 80% dos executivos esperam que seus negócios adotem a automação de IA para potencializar os resultados, até 2025.
Alinhado a essa ideia, há alguns anos o James Tip já leva a sua tecnologia para o varejo, distribuidores e indústrias, buscando ajudar a otimizar seus processos, reduzir excessos e rupturas do estoque. Através da IA, aproximamos a tecnologia da realidade de nossos clientes e entregamos resultados reais.
Nosso objetivo é entender as regras do negócio, ajudar a reduzir custos e aumentar o faturamento. Fale conosco e conheça a nossa plataforma de previsão de vendas!